Professora e alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão desenvolvendo o projeto intitulado “Extensão em Neurociências – Proene”. A iniciativa surgiu em 2017 e, desde então, os trabalhos são voltados em aprimorar os conhecimentos em neurociências.

De acordo com a professora de Enfermagem, Anneth Basílio, o Projeto visa contemplar assuntos teóricos e, assim, aprimorar o conhecimento técnico científico dos discentes na área da neurologia. Desta forma, o projeto oferece amplos benefícios e possibilidades, não somente para a comunidade acadêmica, como também para a comunidade externa.

“As atividades do projeto são essenciais no sentido de fazer uma imersão nas neurociências, já que estas pesquisas dialogam com áreas interdisciplinares como, por exemplo, com a neuropsicológica, neuroeconomia e neurogenética com conteúdos indissociáveis com comunidade acadêmica”, destaca a professora e coordenadora do projeto.

Anneth Basílio explica ainda que os estudos das neurociências são de suma importância, pois esta é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e possíveis alterações que sofra. Por isso, o objeto de estudo desta ciência é complexo, sendo constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos.