O governador Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, receberam, nessa segunda-feira (20), no Salão Azul do Palácio de Karnak, alunos da rede estadual de ensino que fizeram 980 pontos na redação do Enem 2019. Os estudantes estavam acompanhados de professores de redação, diretores e coordenadores das escolas e dos pais.
De acordo com Wellington, essa foi uma forma de parabenizar simbolicamente os alunos, a equipe pedagógica e também os familiares pelos excelentes resultados. Eles se destacaram no cenário nacional e agora buscarão a inscrição em universidades e faculdades de todo o Brasil.
“Parabéns a todos por chegarem a esse resultado. O Piauí está entre os estados com notas bastantes elevadas, vários com 980 e vários outros acima de 900 pontos. Por isso, quero fazer um agradecimento a cada professor, à direção de escola, às coordenações, assim como aos familiares, por apoiarem esses estudantes a buscarem esse excelente resultado. Começa agora a fase do Sisu e desejo a todos muitas bênçãos de Deus para que possam conquistar uma profissão e uma qualidade de vida melhor no Piauí, no Brasil e no mundo”, disse Dias.
O aluno Isaque Soares disse que fazer 980 não é fácil, mas não é impossível. “Esse é o resultado de muita dedicação pessoal e também dos professores. Pretendo cursar medicina e me especializar em oncologia, porque já perdi muitos membros da minha família para a doença e quero poder ajudar outras pessoas”, declarou o estudante.
A aluna Mellyssa Cristal se disse muito satisfeita com a nota e pretende ser engenheira eletricista. “Sempre fomos bem preparados, contamos com todo o apoio e estrutura da escola e também aulas extras de redação, inclusive com outros professores. O acesso à cultura foi um dos temas discutidos em sala de aula, por isso não tivemos dificuldade em debater e argumentar”, declarou a estudante.
“Até o momento a ficha não caiu. Tivemos um bom embasamento teórico, bom auxílio durante todo o ano para alcançamos esse resultado. Devemos essa pontuação ao apoio que tivemos dentro da escola, o acompanhamento rigoroso dos nossos professores durante todo o ano. Quero ser psicóloga, porque, assim, como fui ajudada por um psicólogo, onde faço acompanhamento até hoje, quero poder ajudar outras pessoas” declarou Ingrid Oliveira.
Para o professor de redação Eric Soares, o tema “Acesso ao Cinema”, apesar de inesperado e surpreendente, não foi difícil porque dentro da sala de aula foram trabalhados eixos temáticos como a cultura, o lazer e a inclusão social. “Acredito que eles conseguiram desenvolver bem a redação. O acesso ao ensino superior é muito importante, é o caminho para que você ascenda socialmente e culturalmente. Quando um grupo de alunos atinge esse objeto, é o resultado da seriedade e do trabalho de gestão e, com certeza, eles vão conseguir realizar os seus projetos. Eles são capazes”, declarou o docente.
O secretário da Educação declarou que o Estado está em festa. “Esse é o resultado do esforço pessoal de cada aluno somado ao trabalho da secretaria, dos professores e de toda uma equipe que trabalha na mobilização para manter o engajamento nessa pauta importante, a inclusão universitária, da qual o governador Wellington Dias sempre foi um entusiasta”, disse Ellen Gera.