O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 17 cirurgias cardíacas no mês de abril, um aumento de mais de 100% em relação aos meses anteriores, quando foram realizados sete procedimentos entre janeiro a março. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (Niavs).
Para o diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, “esse aumento justifica-se pelo compromisso do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em fornecer as condições necessárias para a execução desses procedimentos de alta complexidade. O nosso objetivo é contribuir para a redução da fila de espera por um procedimento no estado, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população”, explica o gestor.
Para o coordenador do Niavs, Nazareno Júnior, é importante destacar também o esforço da gestão do HGV em agilizar os procedimentos em todas as áreas. “Cabe destacar o quantitativo de cirurgias em outras especialidades, quando só neste ano foram realizados 986 procedimentos ortopédicos, 510 neurocirurgias e 466 procedimentos em cirurgia geral, dentre outras especialidades”, explica o enfermeiro.