O governador Wellington Dias e o presidente da Agespisa, Genival Sales, inauguram, nesta quarta-feira (22), as obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Piracuruca, localizada a 209 quilômetros de Teresina. As obras vão beneficiar toda a zona urbana da cidade.

O valor do investimento é de R$ 3 milhões, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Governo do Piauí e da própria Agespisa. A companhia construiu uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, com capacidade para tratar 80 litros por segundo e um reservatório capaz de armazenar 500 mil litros.

A obra inclui ainda uma adutora de 1.700 metros, de PVC, interligando quatro poços para reforçar o abastecimento do Bairro de Fátima, Esplanada e Conjunto Gonçalo Magalhães. Foram substituídos 800 metros de rede de distribuição e perfurados dois poços com vazão de 30 mil litros por hora. Cerca de 400 ligações domiciliares foram implantadas.

As dependências da ETA já existente passaram por uma reforma geral que beneficiou o reservatório, casa de bomba, laboratório, sala de cloração, depósito e almoxarifado.