A Casa de Detenção Provisória de São Raimundo Nonato recebeu, na última semana, a doação de 130 livros de obras literárias, que irão servir para desenvolver projetos voltados para a educação e leitura, com foco na ressocialização através do estudo e com a possibilidade de ocupar a mente dos internos.
O gerente da unidade, José de Melo, ressaltou a importância da educação na contribuição da formação de um indivíduo. “Essas ações não só oferecem a possibilidade de acesso a uma profissão e ao mundo do trabalho, também colabora para sua valorização pessoal e social. É importante esse projeto de educação prisional, eles auxiliam os reclusos a construir um futuro melhor durante e após o cumprimento da pena”, relatou o gerente.
A leitura dos livros também tem um papel importante na remissão da pena dos internos, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a cada obra lida, serão remitidos quatro dias de pena, limitado ao prazo de 12 meses e até 12 obras devidamente lidas e avaliadas. Com a possibilidade de remir, ou seja, abreviar o tempo de cumprimento da pena em 48 dias por ano.