Para comemorar o Dia das Mães, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) reuniu as servidoras e mães de adolescentes dos Centros de Internação em Teresina. As comemorações começaram no dia 12 e terminaram nesta terça-feira(16), com uma homenagem às mães que trabalham na sede da Secretaria. E o objetivo foi um só, celebrar o amor materno.
A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, fez questão de participar das atividades e parabenizar as mães. “Sobre ser mãe, eu não preciso dizer nada porque tudo aqui já foi dito. Ser mãe é uma coisa tão sagrada que todo mundo recolhesse esse valor. Eu posso não ter filhos mas tive mãe. Minha mãe se foi no ano passado. Então temos mesmo que homenagear e respeitar”, disse Regina.
As celebrações começaram no dia 12, no Complexo de Defesa da Cidadania, CDC, em Teresina, com um café da manhã. No dia seguinte, o projeto “Amor materno: símbolo de gratidão” foi no Centro Educacional Masculino, o CEM, com os socioeducandos homenageando as mães que também tiveram a oportunidade de assistir ao show do humorista Amauri Jucá.
E no domingo, data em que se celebrou Dia das Mães, a comemoração foi no Centro Educacional de Internação Provisória, o CEIP, com uma apresentação de uma peça teatral e os internos fizeram a entrega de lembranças confeccionadas por eles para suas mães.
Encerrando as comemorações, nesta terça-feira(16), foi oferecido um café da manhã em homenagem às mães no Centro Educacional Feminino, CEF, em Teresina. O momento reuniu socioeducandas, servidores, coordenadores das casas e equipe gestora da Superintendência de Direitos Humanos.
“Foi um momento de muitas emoções, envolvendo a participação das socioeducandas com música, cartas com homenagens, apresentações de dança e teatro”, disse a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra.
Também na terça, foram homenageadas as mães que trabalham na sede da Sasc, com apresentação musical e uma feira de produtos feitos pelas servidoras.
Em sua fala, a secretária enfatizou a importância de momentos de integração e reflexão para fortalecer laços e conhecer melhor as pessoas e trabalhar o respeito pelas diferenças: “Que esse dia nos ajude a aceitar melhor nossos irmãos, pra gente poder conviver e respeitar, acabando até mesmo com a violência contra algumas religiões”, reforçou a secretária.
Na oportunidade, Regina agradeceu ao trabalho de todos e falou sobre seu objetivo de reunir todos os setores da secretaria em um só local, com melhores condições de trabalho a todos: “A gente tá caminhando para um caminho bom e a gente vai ter uma sede própria de verdade e a gente vai ficar junto”, finalizou a secretária.