As comunidades Dandara dos Cocais e Lindalma Soares, na Zona Norte de Teresina, foram beneficiadas com a distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social nesta segunda-feira (16). A ação faz parte do projeto Dignidade Menstrual e foi uma iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI).
A visita foi realizada pela equipe técnica da Secretaria formada pela gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero, Adriana Ribeiro, a coordenadora de Autonomia Econômica e Projeção Financeira, Sara Cristina, a coordenadora de Planejamento e Orçamento e enfermeira, Gislandia Gonçalves de Moura, e a coordenadora de Programa e Projetos, Allana Marins.
Além da entrega do material, as técnicas realizaram dinâmicas com as mulheres das comunidades para esclarecer dúvidas que elas tivessem em relação à saúde da mulher. “Utilizando uma linguagem acessível, obtivemos total participação das mulheres. Percebemos que elas se sentiram acolhidas e valorizadas na comunidade. Então, trabalhar com saúde preventiva é sempre o melhor caminho”, disse a coordenadora de Planejamento e Orçamento, Gislandia Gonçalves de Moura.
“A roda de conversa sobre a saúde da mulher e a dignidade menstrual foi muito importante pela necessidade que temos de estimular o autocuidado, o conhecimento sobre o próprio corpo, a mudança de estilo de vida, bem como buscar melhorar a qualidade de saúde e bem-estar. Foi muito produtivo, pois as mulheres fizeram perguntas e participaram ativamente da programação”, disse a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero, Adriana Ribeiro.
Dentre as beneficiadas pela ação estão as mulheres do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.