O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), já realizou, em 2023, a entrega de 2.575 kits do Projeto Dignidade Menstrual, atendendo 10 municípios do Piauí: Queimada Nova, Paulistana, Picos, Sussuapara, Oeiras, São Raimundo Nonato, Cristino Castro, Guadalupe, São João do Piauí, Rio Grande do Piauí e Teresina.
O Projeto Dignidade Menstrual foi criada para atender às mulheres em situação de vulnerabilidade social que não têm condições financeiras de adquirir os produtos de higiene para uso durante o período menstrual. Além disso, muitas dessas mulheres também precisam de orientações quanto à higiene íntima e outros cuidados relativos à saúde da mulher. O projeto vem sendo executado pelo Governo do Estado desde o ano passado.
De acordo com a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero da Secretária das Mulheres, Adriana Ribeiro, “muitas dessas mulheres deixam de trabalhar, as que trabalham; de procurar emprego, as desempregadas, bem como de realizar outras tarefas, porque não têm condições de sair de casa durante o período menstrual”, ressalta.
Assim, o projeto surgiu com o propósito de assegurar que essas mulheres não precisem deixar de participar da vida social pela falta de condições financeiras para adquirir absorventes. “Queremos, com isso, garantir condições sanitárias mínimas a elas”, enfatiza a coordenadora de Saúde da Mulher da Sempi, Alinny Dalylla.
Na execução do projeto, a secretaria prioriza os municípios que têm Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), caso das coordenadorias e secretarias municipais de mulheres. De acordo com mapeamento da Sempi, o estado do Piauí tem 27 OPMs. “No mês de maio, visitamos alguns desses municípios e realizamos a entrega de kits, como foi o caso de Picos, Sussuapara e Oeiras”, detalha Alinny Dalylla.
Além da distribuição dos kits do projeto, as técnicas da secretaria das Mulheres sempre realizam rodas de conversa em que trazem informações importantes, como autocuidado feminino, os exames médicos periódicos que as mulheres devem fazer, como evitar transmissão por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre outras temáticas.
Comunidades atendidas
Em cada um dos municípios do interior do estado foram distribuídos 60 kits. Houve também a distribuição de absorventes na Penitenciária Feminina de Teresina, em que 125 internas foram beneficiadas, e na Penitenciária Feminina de Picos, onde 30 mulheres receberam os itens.
Já, na Grande Teresina houve distribuição no assentamento Nossa Vitória, na comunidade Taboquinha, no Grande Dirceu, na comunidade Árvores Verdes, na Vila da Paz, na comunidade Mucuim, no Monte Horebe, na Associação do Bairro Todos os Santos, no Conjunto Francisco Marreiros, no bairro Satélite, no Parque Universitário, na Associação Vila Meio Norte e no bairro Vale do Gavião. Cada localidade recebeu 100 kits. No Vale da Esperança, na Aldeia Ukair, na Cacimba Velha, no assentamento 8 de Março e na Casa de Ester foram entregues 40 kits. Também foram beneficiadas as comunidades Dandara dos Cocais e Lindalma Soares, que receberam 20 kits, cada uma.