O Grupo Tático Prisional (GTP) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza, desde a semana passada, treinamento operacional com os policiais penais da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos. O treino terá duração de 30 dias e tem como objetivo capacitar os servidores da unidade penal do sul do estado.
A penitenciária passa por mudanças na rotina carcerária, com nova direção e também a implementação de um manual de procedimentos de segurança, ordem e disciplina. Dentre os ensinamentos, a capacitação possibilita uma imersão em disciplinas operacionais, como espingarda calibre 12mm, algemamento tático, imobilização tática, instrumentos de menor potencial ofensivo e rotinas operacionais.
“O nosso projeto é manter esse contato do GTP com os policiais dessa unidade penal. A gente sabe o quanto é necessário esse tipo de treinamento, para que a gente consiga manter o controle e a ordem da unidade”, ressaltou Adalberto Silva, gerente da Penitenciária de Picos.
“A qualificação do policial penal é de suma importância para a valorização do servidor, bem como proporcionar a ele uma atuação cada vez mais profissional, garantido a segurança em sua atuação, e a possibilidade de garantir cada vez mais direitos aos internos”, ressaltou Enéas Maia, coordenador do Grupo Tático Prisional.