A Defensoria Pública do Estado do Piauí está sediando, até a próxima sexta-feira (26), a Jornada da Justiça Itinerante. Os atendimentos acontecem na Unidade Fátima da Defensoria, localizada na rua Joca Pires, nº 1000, no bairro de Fátima, em Teresina.
A Defensoria Itinerante é parceira constante do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí na realização das Jornada da Justiça Itinerante, projeto voltado para a ofertar serviços como reconhecimento de paternidade; retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; divórcio consensual; reconhecimento de união estável; suprimento e dissolução de união estável; suprimento/justificação de óbito; 2º via de Registro Civil e RG (1ª e 2ª vias).
O diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Alessandro Andrade Spíndola, fala sobre a oferta de serviços durante a Jornada. “Acontece do dia 22 ao dia 26 de maio na sede da Defensoria situada na rua Joca Pires, a Jornada da Justiça Itinerante, um projeto do Tribunal de Justiça, onde a Defensoria, o Ministério Público e outros parceiros estão, das 8h às 14h, disponíveis para a prestação dos mais diversos serviços, como reconhecimento de paternidade, divórcios consensuais, problemas com registro de nascimento, suprimento de óbito, enfim, toda demanda que não tenha necessidade de litígio. Parceiros como o Instituto de Identificação também estarão lá para fazer o novo RG, os Cartórios para a segunda via de quem necessitar, exame de DNA quando for o caso, vários serviços prestados nesta semana e conclamamos a população para que aproveite. É um serviço gratuito e rápido feito na Jornada Itinerante”, afirma.
A dona de casa Elizabeth Batista Ribeiro fez uma avaliação do serviço. “Acho muito importante, de muita relevância. No nosso caso completamos trinta e um anos de união e sempre vínhamos procurando oficializar, mas devido a situação financeira, com os custos dos cartórios muito altos, nunca tivemos a oportunidade. É um serviço que indicamos porque fomos muito bem atendidos, tivemos que renovar algumas certidões e foi tudo muito rápido”, destacou.
As pessoas que buscarem atendimento durante a Jornada da Justiça Itinerante, assim como às demais ações da Defensoria Itinerante, devem estar munidas de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, e todos os demais documentos que sejam relacionados à ação que pretendem dar entrada.
Para mais informações, a Defensoria Itinerante disponibiliza os seguintes números, que são WhatsApp:
(86) 9 9495-7298
(89) 9 9443-4354
Ou ainda o endereço de e-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br