A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente nesta segunda-feira (22), à Sessão Solene pelo Dia Mundial de Combate à LGBTQIAfobia, realizada na Câmara Municipal de Teresina. A instituição foi representada pela diretora de Primeiro Atendimento e coordenadora do projeto Meu Nome, Meu Orgulho, Patrícia Ferreira Monte Feitosa. Também esteve presente o ouvidor-geral externo da Defensoria, Djan Moreira.
A sessão foi proposta pela vereadora Pollyana Rocha, que destacou o objetivo da iniciativa voltada para o Dia Internacional de Combate à LGBTQIAfobia, que transcorreu em 17 de maio. “Nosso objetivo é de ampliação, conscientização e combate ao preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ entre os teresinenses. Entendemos que falar em combater é discutir também sobre as formas de violência que não estão descritas no Código Civil Penal Brasileiro. É notório o crescimento dos números de denúncias, e por sermos contrários a quaisquer tipos de violência e discriminação nos impõe o dever de refletir, debater e conscientizar a população nesse sentido”, afirmou.
A defensora pública Patrícia Monte falou sobre a iniciativa da vereadora. “A sessão solene, proposta pela vereadora Pollyana Rocha é um espaço político importante pra reforçar que o movimento LGBTQIA é perseverante, e tem sido essencial para a cobrança de políticas públicas de inclusão. A Câmara Municipal tem que mostrar continuamente que essa população tem espaço dentro de Teresina, através de ações concretas para construção de políticas públicas voltadas para esse público”, ressaltou a defensora.