A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) realiza consulta pública para mapear as organizações de mulheres e feministas do estado e cadastrar grupos de pesquisa que se dedicam aos estudos de gênero e outras temáticas relacionadas a mulheres.
As duas ações têm como objetivo construir políticas públicas para mulheres de forma mais próxima da sociedade e, ao mesmo tempo, com o amparo do conhecimento produzido cientificamente.
“A curto prazo, o mapeamento dos grupos tem como fim engajá-los na construção do Plano Plurianual (PPA). Mas também queremos ter esse diálogo mais próximo com a sociedade civil para podermos construir políticas públicas para as mulheres de forma mais precisa, pensando estrategicamente em necessidades palpáveis, trazidas por elas mesmas”, disse a diretora Institucional e de Ações Temáticas da SEMPI, Ianara Evangelista.
A coordenadora do laboratório Elas Vivas Lab, Tatianne Dias, explica que algumas políticas voltadas para as mulheres não tinham efetividade porque não haviam dados fidedignos. “Por exemplo, as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. São recentes as pesquisas e os levantamentos de dados sobre as situações de violência vivenciadas por mulheres, tanto em nível de Brasil como no Piauí”, disse.
O cadastramento dos grupos de pesquisa objetiva construir parcerias, tanto no compartilhamento das informações produzidas por esses núcleos como na execução de projetos da secretaria.
Se você faz parte de uma organização ou grupo feminista, preencha o formulário disponível neste link.
Caso (também) realize pesquisas ou integre um núcleo de pesquisa focado em estudos sobre gênero e mulheres, preencha este outro link.