A Ouvidoria Setorial da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) inicia o ano de 2020 com novos serviços para a comunidade acadêmica. Com o objetivo de estreitar laços entre os cidadãos e a instituição, a ouvidoria conta com sistema de registro online e uma nova sede localizada no Pátio do Centro de Ciências da Natureza (CNN), no campus Poeta Torquato Neto.
Segundo José Luiz, ouvidor geral da instituição, o primeiro passo a ser tomado para o início da gestão é fazer com que os estudantes, servidores e cidadãos em geral, registrem suas manifestações oficialmente, para que haja maior interação entre instituição e população.
O pró-reitor de Administração e Recursos Humanos, Pedro Soares, destaca que a Ouvidoria tem a principal função de coletar todas as informações e reclamações, para que haja melhor comunicação sobre problemas que possam ser resolvidos. “É sempre importante saber qual a opinião do nosso corpo docente, discente, servidores e público em geral, sobre os serviços que são prestados pela Uespi. Com isso, podemos repensar e corrigir alguns problemas de forma adequada, para que a instituição permaneça levando educação de qualidade para a sociedade piauiense”, pontua o pró-reitor.
Para fazer sugestões ou críticas para a Uespi, os interessados tem quatro formas de realizar suas manifestações:
–Site E-Ouv: O interessado pode realizar sua manifestação através de um sistema online. A Ouvidoria acessará todos os dias o sistema e encaminhará as reclamações para o órgão específico;
-E-mail: o interessado pode enviar um email com reclamação ou sugestão: ouvidoria@uespi.br;
-Correspondência convencional (carta): o interessado pode enviar uma correspondência escrita ou digitada para o setor( Endereço: Rua João Cabral, Nº 2231 – Pirajá – CEP: 64.002-150 Teresina-PI/ Ouvidoria Uespi);
-Atendimento presencial: o interessado pode se dirigir a sede da Ouvidoria, no Pátio do Centro de Ciências da Natureza (CNN), campus Poeta Torquato Neto, para formalizar a sua solicitação.
Campanha de divulgação
Conforme José Luiz, estão sendo planejadas ações de divulgação para atingir todos os campi da universidade. “Estamos planejando a campanha inicial para março: ‘Somos Uespi, estamos ouvindo’, e tem como objetivo discutir sobre os meios e caminhos que possam ser tomados para a melhor interação entre a universidade e população”, comenta. O ouvidor acrescenta que para o segundo semestre será planejado a Ouvidoria Itinerante nos campi Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura e no Centro de Ciências da Saúde (CSS), e futuramente no interior.