A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) promoveu, neste sábado (27), a primeira edição da Quitanda da Agricultura Familiar em condomínio. A ação ocorreu no Empress Residencial Resort, que fica localizado no bairro Horto, zona leste de Teresina, e faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar.
De acordo com o diretor de Inovação e Parcerias com o Setor Empresarial da Superintendência de Comercialização da SAF, Tiago Patrício, o objetivo de levar os produtos dos agricultores familiares para os condomínios é facilitar a comercialização. A ideia é que a quitanda seja replicada em outros prédios condominiais.
“Nós temos, em Teresina, 72% de área de zona rural, com muitas hortas comunitárias, assentamentos, muita produção da agricultura familiar. E do lado de cá, temos hoje 88 condomínios de alto padrão. Então, dá para fazer esse link, esse casamento. A ideia é começar por aqui, essa é a nossa apresentação, e a gente vai fazer daqui uma realidade. Toda semana estaremos trazendo para condomínios alguns produtores”, explicou.
Para quem produz, essa é uma oportunidade importante para que os seus produtos sejam conhecidos. A banca com hortaliças cultivadas pela dona Socorro Santos ficou bem movimentada pelos moradores do condomínio. Ela, que cultiva os produtos na horta comunitária do Giovane Prado, em Teresina, conta que sempre sonhou em levar os produtos para prédios residenciais. “Eu sempre achei que esse espaço era um local aonde a gente poderia estar expandindo para vender os nossos produtos. E nossos produtos são produtos agroecológicos. Então, a aceitação está sendo muito boa por parte dos moradores do condomínio”, citou.
O coordenador da Patrimonial Serviços Condominiais, Marley Almeida, cita que a ideia de promover uma feira com produtos agroecológicos partiu dos próprios moradores, que queriam ter a opção de consumir alimentos mais saudáveis. “Eles queriam ter acesso a alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos e de qualidade. Então, a gente foi buscar parceiros e encontramos a SAF, que estava à disposição de implantar essas feiras nos condomínios. E hoje está sendo a nossa primeira experiência. Todos estão gostando, os moradores estão bem engajados na compra e na divulgação”, destacou Marley.
Feiras para incentivar a comercialização
A SAF tem apostado nas feiras como uma estratégia para a comercialização dos produtos produzidos pelos agricultores familiares no Piauí. De acordo com a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, a ideia é que haja um calendário para que as feiras com a marca da Quitanda da Agricultura Familiar ocorram periodicamente e os produtores tenham um fluxo contínuo de vendas.
“A gente vai ampliar o nosso universo de feiras. Nós vamos continuar a nossa parceria com a Feirinha Verde na Universidade Federal do Piauí, que ocorre quinzenalmente, e fechamos parceria com o Zoobotânico também, além dessa estratégia de feiras nos condomínios”, explicou a secretária.