Em uma iniciativa que visa promover o acesso à cultura e proporcionar momentos de entretenimento e aprendizado, a Piauí Conectado levou para a cidade de União o projeto Cinema para Todos. A ação tem se destacado pela sua importância na democratização do acesso ao cinema, e dessa vez beneficiou cerca de 250 alunos da Escola Professora Eliza Sousa.
Com a exibição do filme “O Menino que descobriu o vento”, a programação apresentou uma história impactante sobre um garoto determinado a superar dificuldades e realizar seus sonhos, retratando a trajetória desse menino, cuja família não tinha recursos financeiros para arcar com sua educação. No entanto, impulsionado pela leitura de um livro de ciências, ele se inspira e decide construir uma turbina eólica para ajudar sua comunidade, que sofria com a fome.
“O longa escolhido inspira a todos a acreditar em seus sonhos e nos recorda que, mesmo diante de obstáculos aparentemente intransponíveis, é possível encontrar soluções criativas para transformar vidas e comunidades, o que é considerado no processo de escolha dos filmes”, explica Charlene Queiroz, coordenadora de Projetos Sociais da Piauí Conectado. “Toda a ação é planejada com cuidado para promover não apenas um momento de lazer, mas uma mensagem que contribua para o desenvolvimento pessoal dos participantes”, afirma a gestora.
O evento também contemplou a distribuição de lanches e, de forma inevitável, com a indispensável e tradicional pipoca. “Acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem extrapola os limites da sala de aula, e tudo aquilo que possa ser promovido como algo inovador e enriquecedor para cumprirmos com nosso compromisso na área da educação é extremamente válido. Portanto, mantemos nossas portas abertas a iniciativas dessa natureza. Expressamos nossa gratidão à Piauí Conectado por viabilizar esse momento especial para nossos alunos”, ressalta Núbia Paula, docente da instituição de ensino.