A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Imunização, realizou a capacitação com coordenadores de vacinação dos municípios piauienses, nesta terça-feira(30), sobre as atualizações no Sistema Nacional de Registro de Vacinas.
Com a reformulação, por meio de nova plataforma, novas funcionalidades e novos relatórios haverá uma integração com outros sistemas de informação, como o Cadastro do Usuário do Sistema Único de Saúde (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e ConecteSUS, possibilita informações oportunas e de qualidade.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, as atualizações, estabelecidas pelo Ministério da Saúde, iniciarão a partir do dia 01 de junho de 2023, quando será disponibilizado um módulo no novo SIPNI destinado ao registro de vacinação de rotina. “Este módulo será destinado às salas de vacinação que não são vinculadas aos serviços de Atenção Primária à Saúde e não tenham a adesão às aplicações da estratégia e-SUS APS”, disse.
Esse novo módulo será direcionado especificamente para Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), hospitais, maternidades, policlínicas, salas de vacina dos serviços de saúde indígena e serviços privados com serviços de vacinação. Assim, estes estabelecimentos poderão registrar as doses aplicadas, através do perfil de acesso operador estabelecimento de saúde referentes às estratégias rotina, especial, bloqueio, intensificação, campanha indiscriminada, campanha seletiva, soroterapia, serviço privado e monitoramento rápido de cobertura vacinal.
“Lembamos ainda, que o antigo sistema será encerrado no dia 31 de maio, havendo a necessidade de a adequação dos estabelecimentos que fazem uso destas versões para o novo SIPNI, por isso capacitamos nossos gestores, que utilizarão esta nova ferramenta”, esclarece Bárbara Pinheiro.