O Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Guaribas realizou, nesta quinta-feira (23), na cidade de Picos, uma assembleia extraordinária para discutir ações na área da cajucultura no ano de 2020 no território. O encontro ocorreu no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), no Piauí Shopping Center.

Durante o evento foi apresentada uma breve situação da cajucultura na região, apontando as dificuldades para dar prosseguimento ao projeto de distribuição de mudas. Como resultado da reunião, foi elaborado um documento que será encaminhado ao governador do Estado, explicando a importância do programa de distribuição de mudas, solicitando a aquisição de 800 mil dessas.

Participaram da assembleia, membros do Conselho Territorial, das Câmaras Setoriais da Cajucultura, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura, presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e representantes de entidades envolvidas na cadeia produtiva da cajucultura no território do Vale do Rio Guaribas.

O território do Rio Guaribas é formado por 23 municípios: Aroeira do Itaim, Bocaina, Germiniano, Picos, Santana do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Luís do Piauí, Sussuapara, Santo Antônio de Lisboa, Itainópolis, Vera Mendes, Alagoinha do Piauí, Alegrete, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Pio IX, São Julião, Paquetá, Campo Grande do Piauí, Fronteiras, Vila Nova do Piauí, Dom Expedito Lopes.

Fonte: Seplan