A secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, participou nesta sexta-feira (2), da entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), juntamente com o deputado federal Merlong Solano e do diretor de Mercados Institucionais da SAF, Luciano Brito, nos municípios de Nossa Senhora de Nazaré e Lagoa de São Francisco.
A entrega de alimentos contou com a emenda de mais de R$ 60 mil do deputado federal Merlong Solano para o PAA, que possibilitou a compra de alimentos da agricultura familiar e a distribuição para instituições socioassistenciais, como o projeto Criança Feliz, que beneficia 200 crianças do município de Nossa Senhora de Nazaré.
O programa tem feito a diferença na vida das famílias beneficiadas, como no caso da agricultora familiar, Edna Ferreira, que fala da importância do programa para a sua vida e para a comunidade. “É uma coisa que não serve só pra mim, serve para meus filhos, meus netos. Estou formando uma neta na universidade através desse programa. Nós melhoramos a horta, ajudamos outras famílias, colocando elas pra nos ajudar e dando a remuneração”, conta a agricultora do município de Nossa Senhora de Nazaré.
A secretária Rejane Tavares destaca a importância do PAA para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no estado. “O PAA tem duas funções importantes, não só a doação de alimentos, mas também a compra de alimentos de agricultores e agricultoras familiares. A gente cria uma oportunidade de geração de renda para o agricultor e a distribuição de alimentos”, cita a secretária.
O que é o PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir segurança alimentar e nutricional às pessoas mais vulneráveis.
Isso acontece através da aquisição de alimentos dos agricultores e agricultoras, que são distribuídos para instituições socioassistenciais e dessa forma gera mais renda e promove a segurança alimentar no nosso estado.