Agora é oficial. O novo sistema de distribuição de expediente do processo judicial eletrônico (PJe) já está em funcionamento e sendo usado pela Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE). Esse sistema tem a finalidade de agilizar a tarefa de classificação e distribuição de processos, possibilitando, assim, o controle da produtividade e dos prazos pelos procuradores.
O sistema está sendo coordenado pelo procurador Paulo Maneco, que é subchefe da Procuradoria Jurídica da PGE. Segundo ele, essa novidade, via PJe, vai facilitar o fluxo processual diário. “Isso porque ele permitirá a dinamização do nosso trabalho e um controle maior dos processos”, destacou o procurador.
A PGE está se modernizando, adequando-se, para organizar o sistema de controle de processos. Tudo vem sendo feito da forma digitalizada, com a finalidade de otimizar o serviço e desburocratizar etapas.
O PJe é uma plataforma digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com diversos tribunais e outros órgãos ligados ao judiciário brasileiro.