Os internos da Colônia Agrícola Major César participaram do curso de enxertia de plantas, realizado nesta terça-feira (20). Essa é uma parceria entre a Secretaria de Justiça (Sejus) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso conta com a participação de 15 internos, com aulas teóricas e práticas.

O engenheiro agrônomo e consultor do Senar, Luiz Eduardo, falou sobre a importância desse curso profissionalizante. “Hoje estamos na Major César fazendo esse trabalho de produção de mudas enxertadas, eles estão tendo a oportunidade de aprender todo o processo, como a seleção do viveiro, a escolha das castanhas, qual embalagem usar. É um curso profissionalizante, que irá reinserir os detentos na sociedade com esse conhecimento”, pontuou.

O gerente adjunto da unidade, o policial penal, Reginaldo Ribeiro, explicou que essa parceria vem acontecendo há algum tempo e que outros cursos já foram e serão realizados. “Esse mês já tivemos curso sobre manejo de suíno, irrigação, localização e teremos no final de junho o de controle de pragas. Estamos mais uma vez com essa parceria oferecendo conhecimento e profissionalização. Com certeza é uma grande contribuição na reinserção dos internos”.

A enxertia consiste em proporcionar o desenvolvimento de uma nova planta a partir da união do tecido vegetal de diferentes espécies. A técnica é considerada uma reprodução assexuada da planta e também é conhecida como propagação clonal ou vegetativa.