A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) lança, nesta quinta-feira (22), o projeto “Elas seguras”. A cerimônia será realizada, a partir das 16h, na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol) e contará com a presença do governador Rafael Fonteles.

O projeto tem como objetivo capacitar os profissionais da segurança pública do estado a realizar atendimento humanizado às mulheres, considerando as questões de gênero e os distintos contextos sociais dos quais elas fazem parte. A meta é formar 150 profissionais, distribuídos em seis turmas de 25 alunos, dos municípios de Teresina, Picos e São Raimundo Nonato. Terão prioridade aqueles policiais que atuam nas Casas da Mulher Brasileira (CMB) do estado.

“Assinamos o contrato com a Universidade Federal do Piauí para capacitar esses profissionais que vão atuar, principalmente, nas Casas da Mulher Brasileira em Teresina, São Raimundo Nonato e Picos. É a primeira etapa do projeto, que consiste na primeira turma. Queremos avançar na capacitação dos profissionais da segurança, não só nos que vão trabalhar nesses equipamentos de proteção às mulheres, como a Casa Mulher Brasileira, mas também de outros equipamentos, como as delegacias especializadas. Isso para que os policiais possam atender essas mulheres com acolhimento, de forma mais humanizada e compreendendo esse processo da vivência da violência”, destacou a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

A iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre a Sempi e o Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (Engendre) da Universidade Federal do Piauí. Dentre os conteúdos programáticos estão o conceito de gênero e sua relação com raça e classe; masculinidades, violências e as dificuldades que as mulheres têm em denunciar; e as políticas de enfrentamento à violência de gênero: as leis, os serviços, a rede de atendimento e os protocolos.