O Simpósio de Desenvolvimento Turístico do Piauí (SIMDETUPI) começou nesta quarta-feira (21). O evento acontece no Auditório do Geratec, localizado no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, e busca reunir especialistas e acadêmicos para discutir ideias para a promoção do crescimento do turismo no Estado, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos.

Com uma programação diversificada, a palestra de abertura abordou o Papel do Poder Público no Desenvolvimento do Turismo no Piauí. Ao longo do dia serão realizadas mesas-redondas com a participação de representantes dos órgãos de turismo SEMDEC, SETUR, ABAV, ABRASEL e ABIH, que irão falar sobre os desafios de gestão no setor turístico.

O evento reuniu especialistas e alunos proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos

Maria de Fátima Brandão, discente do 8° período e uma das organizadoras do evento, destacou a importância do Simpósio para o seu aprendizado e desenvolvimento profissional.  “O Turismo é um setor importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. É gratificante ver tantas pessoas e diversos setores da sociedade empenhados em discutir temáticas relacionadas ao turismo. Além disso, é uma oportunidade para vermos, na prática, tudo que vemos em sala de aula”, destaca a aluna.

A Coordenadora do evento, professora Sarany Fernandes, abriu o evento ressaltando que a jornada está pautada nos valores dos ricos recursos culturais, históricos e naturais que fazem do Piauí um destino turístico atrativo.

“Discutir estratégias para alavancar o desenvolvimento turístico do Piauí é muito importante, tendo em vista o potencial desta atividade. O Simpósio é também uma oportunidade para os alunos aprimorarem suas capacidades técnicas e científicas aplicando todo o seu conhecimento na organização do evento”, destaca a professora.

O Simpósio está pautado nos valores dos ricos recursos culturais, históricos e naturais que fazem do Piauí um destino turístico atrativo

 

Allen de Araújo Costa, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), destaca que eventos como este fortalecem a ideia de que o turismo é um importante fator de desenvolvimento do Estado.

“Através do Simpósio, a UESPI está focando em uma área capaz de perpetuar elementos importantes da nossa sociedade, tais como suas tradições e pessoas. Sendo uma plataforma para os alunos se envolverem ativamente no debate e compartilhem suas experiências sobre o setor “, destaca o professor.

José Neto, representante da Secretaria de Turismo (Setur), acrescenta que o turismo, além de favorecer novas experiências, desperta sentimentos de orgulho e pertencimento. “Trazer o turismo para o centro do debate é um fator muito importante, tendo em vista que estamos em um momento de retomada do setor pós-pandemia. Notamos que os turistas têm optado por viagens internas, logo as pessoas têm optado por conhecer o Piauí. O Simpósio  contribui para o momento, pois serão debatidas estratégias para o desenvolvimento do setor”, comenta.

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente na solenidade de abertura do evento e expressou sua satisfação com os resultados do Simpósio. “É importante ressaltar que a intenção é envolver autoridades, professores e alunos em prol do desenvolvimento turístico do nosso Estado. A atividade fomenta o setor e agrega conhecimentos para uma área cada vez mais importante para o país”, destacou o professor.

José Neto, representante da Secretaria de Turismo (Setur)