O Projeto da Agrofloresta, desenvolvido na Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, venceu a 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, promovido pelo Grupo Meio Norte de Comunicação. O trabalho realizado na unidade penal foi o vencedor na categoria ação governamental. A premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (22), no Centro de Convenções de Teresina, e foi transmitida ao vivo pela Rede Meio Norte.
A produção de alimentos orgânicos, saudáveis, a preservação do meio ambiente e, ainda, a reinserção social por meio do uso da mão de obra carcerária fez com que o projeto da Agrofloresta fosse o vencedor da premiação. Na categoria, mais cinco ações concorreram.
O secretário de Estado da Justiça, coronel Carlos Augusto, agradeceu o empenho e trabalho dos profissionais, policiais penais e da Diretoria de Humanização. “É um prêmio de reconhecimento de todos e nos traz uma responsabilidade muito maior de continuar aquilo que estamos empreendendo em todas as unidades. Nós temos uma missão para o sistema de segurança pública e para a sociedade piauiense, que é levar o trabalho e a educação para todas as unidades penais. Acreditamos que podemos fazer muito mais dentro do sistema de cumprimento de pena do Estado do Piauí. A grande obra é aquela que transforma a vida das pessoas. Nós temos essa possibilidade de mudar o destino das pessoas que estão dentro das nossas unidades e, certamente, vamos fazer”, frisou o gestor.
O evento teve como jurados representantes de instituições renomadas como a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).