O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol), lança, na segunda-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, o projeto “Se Liga – Prevenção que Transforma, Futuro que Inspira” para crianças e jovens de todo o estado. A iniciativa será lançada às 8h, em solenidade no Liceu Piauiense, e levará para as escolas capacitações, palestras, workshop e material didático sobre a prevenção às drogas, orientando os alunos na escolha de uma vida saudável.
O programa contemplará dois eixos de prevenção. O eixo I, do programa, “Se Liga – Juventudes”, contempla os jovens piauienses, na faixa etária dos 15 aos 21 anos, sendo executado em parceria com Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), com lançamento ainda este mês. O eixo II do programa, “Se Liga” voltado aos piauienses, na faixa etária dos 10 aos 14 anos, sendo executado em parceria com prefeituras de todo o Piauí.
O Se Liga busca atender às necessidades da população infanto-juvenil piauiense no âmbito da prevenção às drogas, promovendo a disseminação de informações sobre as drogas, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, o fortalecimento dos laços familiares e o fomento ao projeto de vida.
Nesta primeira etapa, o “Se liga” terá como objetivo trabalhar temáticas por meio de palestras, rodas de conversas, materiais gráficos e audiovisuais relacionados à prevenção às drogas e fomento à organização do projeto de vida saudável de jovens, residentes em áreas de vulnerabilidade social do Piauí. Buscando também capacitar multiplicadores em municípios do Piauí, servidores das áreas da educação, assistência social e saúde para orientação de jovens com intuito de prevenção às drogas e fomento do projeto de vida saudável.
O programa é norteado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (2022) que define a prevenção às drogas em três níveis: primário ou universal, secundário e terciário. Tratando-se do uso/abuso de crack, álcool e outras drogas, muitos e variados são os fatores que causam os problemas. Dessa forma, pretende-se organizar necessárias ações conjuntas desenvolvidas pelas diversas políticas públicas presentes no Estado, dirigidas para esse público-alvo, implicando a reflexão sobre seus comportamentos e sobre suas opções de vida, buscando também identificar os caminhos para uma vida social mais saudável, tudo isso por meio de palestras, rodas de conversas e materiais gráficos e audiovisuais.
Durante a execução, serão ofertadas palestras, rodas de conversa, entrega de materiais gráficos e audiovisuais nas escolas públicas das redes municipal e estadual do Piauí com equipe multiprofissional e fazer o encaminhamentos de jovens em situação de risco à rede de apoio à dependência química.