O município de São João do Arraial realiza nos próximos dias 30 de junho a 2 de julho o 18º Festival Cultural dos Cocais, importante evento cultural considerado um dos maiores encontros de cultura do norte piauiense. O festival, que foi criado em 2005, surgiu com a proposta de preservar e incentivar a cultura das quebradeiras de coco babaçu.

O Festival Cultural dos Cocais faz parte do calendário oficial de eventos culturais do estado do Piauí. A Lei nº 8.049/2023, sancionada pelo governador Rafael Fonteles, oficializa o festival como um evento no calendário piauiense, reconhecendo que o festival valoriza  a cultura do território dos Cocais e a tradição junina.

A prefeita Vilma Lima destaca que o festival é uma oportunidade de mostrar a tradição junina da região além de alavancar a economia local com a rede hoteleira e bens e consumos dos turistas que irão à cidade. “O evento gera muita renda, nós temos o cuidado de ser um evento focado não apenas em bandas, mas a própria população constrói o cenário, figurino e toda a produção é feita localmente. Temos ainda a parte da hotelaria, culinária, moda e beleza que também é movimentado com a realização do festival”, detalhou Vilma, que falou ainda na entrega do Centro Cultural dos Cocais durante a realização do festival.

O festival sediará ainda, em parceria com o Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi), o 13º Festival Estadual de Quadrilhas Juninas do Piauí. Serão 35 equipes de 40 municípios disputando o título estadual de quadrilha junina. Esse é o segundo ano em que o município realiza o concurso estadual. A cidade sediará ainda o Nordestão de Quadrilhas, um evento regional onde as 10 melhores quadrilhas nordestinas se apresentarão e concorrerão ao título nordestino.