A abertura da fase estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) ocorre nesta terça-feira (27), às 9h da manhã, no Ginásio Verdão, que será reaberto para essa grande solenidade. A competição segue até o dia 2 de julho, em 16 diferentes modalidades disputadas entre os classificados nas etapas anteriores que ocorreram em diversas cidades piauienses.
O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí. Os campeões representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
De acordo com a secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, os Jogos Escolares vão muito além de uma competição esportiva. “Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens piauienses, os Jepis ajudam a promover a inclusão social e o espírito esportivo. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também enquanto cidadão, muitas vezes formando um atleta profissional, como tantos que começaram nos jogos escolares, a exemplo da nossa medalhista olímpica Sarah Menezes”, pontua a gestora.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção da importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, explica o gestor.
O secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, falou sobre como o esporte é instrumento de reabilitação na vida de todo ser humano. “É de suma importância a participação dos atletas paralímpicos nos Jogos Escolares Piauienses. Isso mostra a inclusão de fato e de direito desses atletas, isso mostra que o estado do Piauí tem seguido focado, sobretudo na inclusão das pessoas com deficiência, seja na área do esporte, no lazer e diversas outras áreas. Quero parabenizar o Governo do Estado, que trabalha a inclusão realmente de fato e de direito. Parabenizo aqui a participação de todos esses atletas também, que sei que se esforçarão ao máximo para representar bem o estado do Piauí e ser vencedores nas competições que participarão. Nós só temos a agradecer à Secretaria dos Esportes e ao governo pela inclusão dos atletas paralímpicos nos jogos escolares piauienses”, finalizou Mauro.
O JEPIs é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.