A equipe de planejamento da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou, nessa terça-feira (27), de workshop de apoio técnico para receber orientações sobre o preenchimento do formulário de monitoramento de políticas públicas. A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, também participou da atividade, que foi conduzida pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e por representante da Falconi, empresa de consultoria em gestão pública.

“Apresentamos o formulário de monitoramento de políticas públicas do plano de gestão do governo estadual e os principais conceitos por trás desse documento. Além disso, já iniciamos o preenchimento dele”, disse Raul Bonfim, diretor de Monitoramento de Políticas Públicas da Seplan.

Assim, houve também o alinhamento dos indicadores e objetivos da Sempi aos compromissos do plano de gestão do governador Rafael Fonteles. “Um dos pontos-chave da reunião foi pensar o enfrentamento à violência contra as mulheres e estratégias para garantir a autonomia econômica delas”, disse a gerente executiva da Sempi, Lucyana Ferreira, que esteve no workshop.

Uma das orientações principais foi sintetizar as metas da Sempi em um objetivo geral exequível. Da mesma forma, priorizar a construção de indicadores a partir de bases de dados já existentes, como o DataSUS, os registros de boletins de ocorrência das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas).