Cerca de 120 servidores do Estado iniciaram, nesta terça-feira (28), o curso “Fundamentos de ITIL V3 – Padrão de Gerenciamento de Serviços de TI” na Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI). A iniciativa é promovida pela Piauí Conectado e tem o objetivo de capacitar os profissionais e melhorar as práticas do gerenciamento das atividades na área de Tecnologia da Informação (TI).

 

O curso acontecerá até a próxima sexta-feira (31) com duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, e está sendo ministrado pelo professor e engenheiro Antônio Cebalho, diretor de Projetos e Tecnologia da GlobalTask. Segundo ele, a oportunidade é única e vai aprimorar de forma significativa os processos de TI fornecidos pelo Estado. “O conhecimento que os participantes vão ter a partir de agora vai aprimorar as habilidades deles no tratamento do gerenciamento dos serviços dentro das secretarias, melhorando a satisfação dos clientes. Em Teresina, não existe uma escola que dá esse treinamento e a Piauí Conectado, com a iniciativa, planta uma semente que vai gerar melhorias significativas na prestação de serviços de TI no Estado”, ressalta.

Entre os participantes estão profissionais que atuam direta e indiretamente na área de TI, equipe técnica, diretores, gerentes e pessoal de Suporte Técnico de Software de várias secretarias do Estado. Danilo Mendes, analista de redes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-PI), está participando do curso e explica a importância da iniciativa. “O ITIL atua na organização dos processos dos serviços de TI, viabilizando uma melhoria no nosso setor. Eu já conhecia a metodologia, mas faz muito tempo. Com o curso, estou atualizando os conhecimentos. A iniciativa é muito válida, porque nem todo mundo teve acesso ao assunto e vai ajudar bastante as rotinas de trabalho dos participantes”, frisa Danilo.

Danilo Mendes, participante. Foto: Ascom Piauí Conectado

O conteúdo programático do curso possui oito módulos e discutem: Introdução a ITIL, gerenciamento dos serviços como uma prática, estágio de estratégia, desenho, transição e operação de serviço, assim como melhoria de serviço continuada (MSC).

De acordo com a coordenadora de projeto sociais da Piauí Conectado, Charlene Queiroz, que organizou a iniciativa, a procura foi muito grande e as vagas foram preenchidas rapidamente. “Os servidores procuraram bastante. Afinal, tem profissionais que vão para fora do Estado para ter acesso ao curso. Se trata de uma metodologia mundial de gerenciamento de serviços e nosso objetivo é desenvolvê-la no Piauí, para que os serviços prestados sejam melhorados”, explica.

Cada servidor receberá um Certificado de Participação com carga horária de 16h emitido pela GlobalTask ao final do curso. A SPE Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí. O objetivo da concessão administrativa é a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauienses.

Danilo Mendes, participante. Foto: Ascom Piauí Conectado