Os Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s) chegaram ao fim, neste domingo (02), com diversas finais. Os competidores das modalidades de vôlei de quadra, vôlei de praia e natação, se enfrentaram cada um na sua modalidade, em meio a muita adrenalina, fazendo uma emocionante competição digna de fechamento de torneio. A final do campeonato aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil(AABB), na zona leste de Teresina.
Os jogos iniciaram com a fase estadual no dia 27 de junho e seguiram até domingo reunindo mais de 4000 mil alunos/atletas. Com o fim da competição, o Piauí conhece seus representantes nas modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez.
Os mais de 200 atletas selecionados irão representar o Piauí nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos Jogos da Juventude (JUV) e nas Paralimpíadas Escolares. “Os JEPI’s 2023 tiveram uma ampliação, já que antes nós fazíamos só nos institutos federais, escolas estaduais e particulares. Agora também estamos fazendo nas escolas municipais, com a adesão dos municípios. Estamos felizes por isso. Tivemos também inclusão social no paradesporto, participando também em 2023 pela primeira vez. Agora é hora de parabenizar todos os atletas participantes e torcer no segundo semestre pelos alunos que irão representar nosso estado nas fases nacionais”, disse Josiene Campelo, secretária de Esporte do Piauí.
Os JEPIs foram promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi),Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios piauienses.