O Piauí é um dos estados brasileiros que vai participar da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. O evento será realizado entre os dias 5 e 16 de julho, em Olinda, e tem como tema: “Loiceiros de Pernambuco: um justo resgate histórico às origens da arte do barro”.
Nesta edição, o Piauí será representado por dez artesãos de segmentos diversos como: trançado, cestaria, bordado, peças em fibras, biojoias e a arte santeira, além das variadas peças com opalas, que é de grande representatividade piauiense.
A Feira tem como objetivo promover a comercialização, divulgação, valorização do artesanato e artistas populares do país. Além disso, a 23ª Fenearte busca fomentar os grandes agentes da economia e fortalecer a sua comunicação direta com os compradores, promovendo as suas relações além do evento.
De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Paloma Machado, a Fenearte “oferece uma oportunidade única para os artesãos do estado estabelecerem contatos comerciais, promover a interação entre os segmentos, divulgar a cultura e tradições do Piauí para um público amplo e diversificado”, comentou.
Em sua primeira participação na Fenearte, Elisângela Silva fala que é o sonho de todo artesão conhecer uma feira tão grande. “Nosso artesanato é muito rico e diverso e essa feira é uma excelente oportunidade para divulgar, ainda mais, nosso trabalho. Minhas expectativas são as melhores possíveis para participar dessa feira. Estou representando 22 grupos de artesanato com palha de Carnaúba, produzimos tanto a linha de acessórios e bolsas, quanto a linha de casa, com cestos e jogo americano”, destaca.
Além da sua programação anual, neste ano, a feira contará com atividades sendo realizadas paralelamente em cerca de 50 espaços culturais e restaurantes de Recife e de Olinda. O evento terá ainda apresentações musicais, exposições fotográficas, oficinas, desfiles de modas, aulas gastronômicas e um espaço com atividades de interação infantil.