A cidade de Corrente, no sul do Piauí, vai se transformar na capital piauiense do agronegócio, durante a 46ª edição da Expocorrente que será realizada no período de 10 a 16 de julho, no Parque de Exposições Governador Alberto Tavares Silva. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada).
A programação conta com exposições de animais, leilões, feiras, vaquejadas, cavalgadas, concurso leiteiro, miss expocorrente, culinária regional e atrações musicais.
“Hoje a Expocorrente é a mais tradicional feira agropecuária do interior do Piauí. É uma das exposições que mais cresce no Nordeste. Uma exposição que tem quarenta e seis anos de tradição e hoje nós temos aqui expositores de nove estados da federação, animais vindo de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, e do Distrito Federal”, evidenciou André Nogueira, diretor de inovação da Sada e presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu.
O evento além de movimentar o município ao sul do estado, também alavanca a economia do Piauí. “A estrutura e programação do evento também foi pensada para dar uma atenção especial à agricultura. Teremos várias empresas do setor de máquinas, implementos, troncos, balanças e outros. Esse é o primeiro grande evento realizado pela Sada, e nós sabemos da importância econômica disso para movimentar pessoas de várias localidades que trazem investimentos para o nosso estado”, disse Fábio Abreu, secretário da Sada.
A Expocorrente acontece na região do Matopiba, em uma localização que é a última fronteira agrícola do Brasil. “É a região que mais cresce no quesito de agricultura e pecuária. E nesse momento, o evento se notabiliza também por ser um momento de encontro dos filhos da terra que moram em outros locais e que vêm nessa época para Corrente”, comentou André Nogueira.
A abertura oficial da Expocorrente acontece na quarta-feira (12) às 18h, e nos dias seguintes serão realizados diversos leilões: Leilão Rancho Santana, de ovinos e caprinos; Leilão Elo Forte, de gado da raça Gir Leiteiro e Girolando; e Leilão Fazendas Unidas, de gado da raça Nelore.
A diversão do evento será por conta de Walkyria Santos, Arreio de Ouro, Alana Macedo, Anderson Rodrigues, Forró Cavalo Branco, Guilherme Dantas, Dudu Nogueira, Henrique Nunes, Banda Menino Rico e Pegadões do Forró.