Todos os anos, garantir uma vaga no ensino superior é o sonho de milhares de jovens brasileiros que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e lançam sua sorte no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No Piauí, a conquista da tão sonhada vaga é motivo de alegria, orgulho e sensação de gratidão e dever cumprido após meses de muito estudo e sacrifício. Na rede estadual, alunos e até professores comemoram essa conquista tanto em universidades públicas do Piauí, como de fora do estado.

Um deles é Pedro Henrique Moura, concluinte do ensino médio pelo CETI Mário Martins localizado no município de Picos, foi aprovado em 1º lugar para o curso de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O objetivo de Pedro é seguir a carreira acadêmica e se tornar pesquisador. Ele orienta que os vestibulandos tenham foco, paciência e dedicação. “Frequentar as aulas não é o bastante. É preciso estudar bastante, focar nas disciplinas que tem mais dificuldade. Caso não consiga passar de primeira, meu conselho é ir tentando até alcançar o seu objetivo”, afirma.

O diferencial do Ensino Integral

Pedro cursou todo o ensino médio no regime integral, concluindo em 2019. Ele fala da importância do ensino integral no seu aprendizado e aprovação, bem como do apoio que teve de toda a escola. “O ensino integral foi importante na minha vitória e aqui na escola todos contribuíram para a minha conquista, dando macetes, dicas, tanto que consegui 780  pontos na redação, obtendo minha aprovação logo ‘de primeira’. Física é o meu sonho, me dediquei o ano inteiro para isso. Agora começo uma nova jornada, mas levarei minha escola e meus professores no coração”, diz emocionado, Pedro.

A diretora do CETI Mário Martins, Irai de Moura, também se emociona com a conquista de Pedro. “É gratificante vê-lo realizar seu sonho e perceber que todos os ensinamentos e dicas ultrapassaram os limites da sala de aula. O ensino integral tem essa característica, ele prepara o aluno de forma ampla, para a vida”, destaca a educadora.

O CETI Mário Martins comemora a aprovação dos alunos na primeira chamada das universidades públicas. “Estamos muito felizes. Também tivemos nossos alunos entre os cursos de química, ciências biológicas, licenciatura em física”, informa a diretora.

 

Resultado do Trabalho

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza um extenso trabalho ao longo de todo o ano para preparar os alunos para os vestibulares. Prova disso são dos excelentes resultados desses estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, que garante o ingresso ao Ensino Superior.

O Pré-Enem Seduc, por exemplo, foi criado com o intuito de ajudar os alunos a revisar os conteúdos das disciplinas cobradas no exame e também de motivá-los e orientá-los para esta que é a principal porta de entrada para as universidades públicas.

Em 2019, foram realizadas grandes revisões tanto no interior quanto em Teresina, que atenderam milhares de alunos de todo o Estado, por meio de transmissões ao vivo pelo Canal Educação, TV aberta e rádio. Outra ação de grande importância foi a campanha Passe Livre, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), disponibilizou passes estudantis para os alunos do 3º ano da rede pública estadual, que moram em Teresina, para que estes pudessem trafegar gratuitamente no transporte público da capital, nos dias de aplicação das provas do Enem.