Rick Oliveira Gomes Torres, estudante do Ceep José Pacífico de Moura Neto, têm motivos de sobra para comemorar após a sua aprovação em primeiro lugar no curso de História, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no regime de cotas.
Com entusiasmo, o adolescente de 18 anos falou sobre a sua aprovação e destacou a importância dos profissionais da rede pública para a seu tão sonhado resultado. “Sou extremamente grato pelo incentivo que recebi dos meus familiares e, principalmente, de todos os profissionais da escola em que tive a oportunidade de estudar. Sem dúvidas, eles foram essenciais nessa conquista”, declarou.
Ser professor e transmitir conhecimentos para outras pessoas sempre foram os sonhos de Rick. Ele ressalta a sua paixão pela História e fala sobre a relevância da disciplina para a aprendizagem. “Eu sempre acreditei que vivenciar a História é uma oportunidade incrível de entender o presente e projetar o futuro. Com a aprovação e entrada na Universidade, vou conseguir ter uma noção maior para futuramente ajudar e ensinar outras pessoas”, afirma.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) também aproveita a oportunidade para parabenizar todos os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e reforça a importância de todos os profissionais da educação pública para as conquistas alcançadas.
Para o SiSU 2020.1, o Piauí contou com 9.339 vagas presenciais, distribuídas entre UFPI, Uespi, IFPI e Univasf – Campus Serra da Capivara, somente entre as IES públicas. Para o Ensino Superior à distância, o Piauí terá 5.850 vagas, sendo 2.730 para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 3.100 para a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), as quais serão ofertadas no segundo semestre de 2020, quando será lançado o edital.