A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), realizou nos dias 13 e 14 de julho, a primeira etapa do Curso de Elaboração de Projetos para a comunidade quilombola do Território Lagoa, localizada em São Raimundo Nonato, a 436 km de Teresina.

O curso é uma parceria da Sasc e a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), tendo por objetivo levar capacitação para moradores e lideranças das comunidades quilombolas do Piauí. Neste primeiro momento foram trabalhadas técnicas para a elaboração de projetos para captação de recursos.

A superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, explica que, observando os editais para acesso de recursos, se observou que as comunidades quilombolas tinham pouco acesso a financiamentos do Governo Federal e de instituições financeiras: “Buscando saber a razão, percebemos que tinha a ver com essa dificuldade de fazer um projeto. A gente até sabe o que quer, mas quando se vai colocar no papel, percebia-se essa dificuldade. Então esse curso tem objetivo de fazer com que pessoas de todas as comunidades quilombolas possam ter acesso a essas técnicas e possam concorrer a recursos”, explica a superintendente.

“A gente percebe que o curso foi recebido de muito bom grado e a gente sabe que está no caminho certo para ter as comunidades cada vez mais autônomas, trabalhando também o empreendedorismo”, avalia Assunção.

O curso aconteceu nos dias 13 e 14 de julho para 12 núcleos, em São Raimundo Nonato, e, nos dias 15 e 16, o curso será realizado na região de São João do Piauí, há 452 km de Teresina.

Fonte: Sasc