O município de São João do Piauí sediou um seminário sobre o polo de produção e exportação de uva nos territórios Serra da Capivara e Vale do Canindé, no último dia 11 de julho. O evento foi realizado com o intuito de fomentar o desenvolvimento da produção de uva na região e reuniu produtores, pesquisadores, técnicos e representantes do setor público para discutir estratégias e oportunidades de fortalecimento da cadeia produtiva da uva nos territórios da Serra da Capivara e do Vale do Canindé.
Durante sua participação no seminário, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), João Xavier, ressaltou a importância da parceria entre os setores público, privado e acadêmico para impulsionar o crescimento da produção de uva na região.
“É de extrema importância os investimentos em pesquisa e inovação, a fim de melhorar a qualidade e competitividade dos produtos locais no mercado nacional e internacional. E a Fapepi tem um papel fundamental no apoio à pesquisa científica e tecnológica do Piauí. Por isso, a fundação tem o compromisso de fornecer recursos e suporte aos pesquisadores locais, estimulando a geração de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor agrícola”, enfatizou o presidente da Fapepi.
O seminário também proporcionou um espaço para a troca de experiências entre os produtores locais e a apresentação de casos de sucesso na produção e exportação de uva. Dessa forma, os participantes puderam conhecer boas práticas e estratégias que podem ser adotadas para impulsionar o setor na região.
“A importância da pesquisa e inovação como ferramentas fundamentais para o fortalecimento da produção de uva nos territórios da Serra da Capivara e do Vale do Canindé contribui para a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional”, finaliza o presidente da Fapepi, João Xavier .