O programa Trans-Forma-Ação (Terapia em Grupo), parceria entre o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do Estado do Piauí (Iaspi) e a Clínica Cuidarte, foi apresentada no Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), na quarta-feira (29), pela diretora-geral do instituto, Daniele Aita, e pela psicóloga Kyslley Urtiga, responsável pela clínica.
Para a diretora do Ciaspi, Flaviana Veras, a oferta desse novo serviço do Iaspi vai complementar a série de programas já oferecidos pelo centro aos servidores estaduais. São sete programas, incluindo pilates, mutirões de saúde, ginástica laboral, programa específico para cuidar da voz de professores, todos voltados para a saúde do servidor.
“Esse novo benefício, porém, vai complementar nossas atividades, dando à equipe do Ciaspi e ao servidor, de um modo geral, a oportunidade de cuidar também da saúde mental, facilitando o acesso ao atendimento psicológico com profissionais especializados”, elogiou Flaviana durante a apresentação do projeto.
Ao falar do programa, Daniele Aita explicou que os grupos devem ser de, no máximo, 10 pessoas, e têm ação continuada, ou seja, encerrado um grupo, começa outro, sempre conduzidos por um profissional especializado na temática escolhida, incluindo temas como sexualidade feminina e masculina, distúrbios do sono, autoconhecimento, distúrbios alimentares, combatendo a solidão. São 19 grupos temáticos, 30 profissionais da Clínica Cuidarte e as inscrições já estão abertas”, afirmou a gestora.
Em seguida, Kyslley Urtiga explicou à equipe do Ciaspi todos os temas, destacando que, após a inscrição, o usuário passa por uma entrevista individual com o psicólogo na qual será cadastrada e efetivada a inscrição e a programação de acompanhamento. “Também podem ser agendadas sessões individuais, conforme a necessidade de cada indivíduo, bem como poderá haver a migração de um grupo para outro, se for o caso, se houver interesse”, detalhou a psicóloga.
O Trans-Forma-Ação é mais um benefício do Iaspi Saúde ao usuário, sem qualquer custo adicional em sua contribuição. O Iaspi Saúde e o Governo do Estado se preocupam com a saúde das pessoas e o programa busca ampliar esse canal de comunicação com a sociedade, abrindo mais um benefício com o compromisso social de cuidar da saúde mental dos seus usuários. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.clinicacuidarte.com.br.