A Agespisa iniciou, nessa quarta-feira (19), os serviços de escavações para troca de tubulações de parte da rede de esgotamento sanitário de Picos. O investimento de R$ 1,2 milhão, com recursos do Governo do Estado e da própria Agespisa, tem o objetivo de solucionar falhas no funcionamento do sistema.

Equipes de uma construtora contratada pela empresa estão executando os trabalhos na Rua Zuza Lino, bairro Malva. Os próximos passos serão a reconstrução desse trecho do sistema, afetado por um desmoronamento interno, e a substituição de 175 metros de redes emissora e coletora. O desmoronamento ocorrido na área está provocando obstrução da rede e extravasamento de esgoto nas ruas 15 de Novembro e São Sebastião.

As intervenções vão atingir ainda a Rua São José e o bairro Parque de Exposição, com a finalidade de impedir transbordamento de esgoto por desnível de rede. Em todos os trechos, as novas tubulações implantadas serão de PVC.

 

Semanas antes do início dos trabalhos, a técnica da Agespisa, Otávia Caracas, e a equipe da construtora, estiveram na Secretaria de Obras e na Secretaria de Trânsito de Picos para comunicar sobre o planejamento das ações e alinhar as medidas adotadas. A construtora responsável tem o prazo limite de seis meses para finalizar os serviços.

“Com a conclusão das intervenções, a situação será normalizada nesses locais, sem mais transtornos para a população. Pedimos a compreensão de todos durante a realização dos serviços, que vão trazer benefícios com o funcionamento adequado do sistema”, afirma a técnica.