A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), participa em Picos, a 318 km de Teresina, das ações do Projeto Cidadania e AXÉ. Estão sendo realizadas também, oficinas do aplicativo EUCREIO para comunidades de terreiros. O objetivo é promover através dessas ações, a igualdade racial.
O aplicativo EUCREIO foi lançado no mês passado em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), e vai mapear todas as comunidades de terreiros do Piauí.
Em Picos, estão participando das oficinas representantes de 50 terreiros que estão se habilitando para usar o aplicativo e contribuir com informações sobre as comunidades no município. A superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar, explica que, a partir dessas informações, o poder público vai realizar ações em prol das comunidades, por isso é importante que todos os pais e mães de santos prestem as informações corretas de suas comunidades.
A equipe da Sasc já realizou oficinas sobre o EUCREIO nas cidades de Esperantina, Batalha, Campo Largo, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Demerval Lobão.
O Cidadania e AXÉ, em Picos, tem a participação da Secretaria da Segurança com atualizações do novo RG; dos Centros de Referência da Assistência Social e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos, que estão realizando o recadastramento e atualização do CadUnico com o registro das comunidades tradicionais de terreiros, orientações sobre o Bolsa Família e o Novo Minha Casa Minha Vida.
Cerca de 200 pessoas são atendidas por turno nas ações do projeto.