Depois de passar pelos municípios de Cajueiro da Praia e Luís Correia, a Carretinha da Saúde faz atendimentos em Parnaíba. Segundo o gerente da Unidade Ambulatorial Móvel da Secretaria de Saúde, Vinícius Castro, o programa que atende crianças de 0 a 6 anos, dispõe de dois veículos que percorrem o estado de norte a sul.
De acordo com o gerente, um está na na região da Chapada das Mangabeiras e outro está no litoral. “Aqui na região Norte, em Cajueiro da Praia, foram mais de 800 atendimentos”, disse, enfatizando que em Parnaíba, a meta é atender um público superior a 6 mil crianças. “Vamos nos deslocar para os bairros mais populosos para alcançar número maior de crianças”, disse, enfatizando que dessa forma garante as condições para que os pais ou responsáveis possam trazer as crianças até à Carretinha da Saúde. O programa também contempla a comunidade escolar.
O programa possibilita consulta oftalmológica, exames para diagnosticar patologias e as crianças que precisam de correção com uso do óculos, o Governo do Estado está realizando a entrega desses óculos de boa qualidade, com a escolha de país e das crianças.
O programa também tem atendimento odontológico, otorrino com triagem auditiva e com fonoaudiólogo para identificar qualquer alteração auditiva e caso seja necessário, as crianças são encaminhadas direto das carretas para o prestador do Sistema Único de Saúde onde serão feitos exames complementares com o otorrino. “Daí vemos se precisa de aparelho auditivo ou com implante”, explica Vinícius, declarando ainda que os veículos vão percorrer todas as cidades do estado.
O oftalmologista Juarez Lobo disse que o programa é importante. “É uma atitude exemplar, pois ao cuidar da saúde ocular na infância, outros problemas graves serão evitados no futuro”, disse, enfatizando que quanto mais precoce o atendimento, a criança se tornará um adulto mais saudável. “O Projeto vai atender e contemplar os 224 municípios”, disse.
A odontóloga Ingrid Ohana destacou a importância do programa e disse que nesta quinta-feira(20), foram atendidas mais de 17 crianças com diversos procedimentos. “É um trabalho importante, estamos satisfeitas em ver as crianças com um sorrisão lindo”, disse a dentista.
Cris França levou a filha para atendimento e disse que o programa é importante. “Tivemos ótimo atendimento, passei pela fono, dentista e oftalmologista e gostei de tudo, desde a recepção até o atendimento com especialistas que deixam a criança tranquila e sem medo”, ressaltou a mãe.