Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, o Governo do Piauí vai realizar uma programação que inclui roda de conversa sobre violência, assistência psicossocial e jurídica, e emissão de RG em quatro municípios: Betânia, Paulistana, Jacobina e Picos. As atividades começam no dia 24 e se estendem até o dia 27 de julho e será realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), pela Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A ação será realizada em comunidades quilombolas: Laranjo (Betânia do Piauí), Campo Alegre (Jacobina), Contente (Paulistana) e Mãe Carminha d’Oxossi (Picos), sendo esta última, também, uma comunidade de terreiro.
O planejamento da Sempi é que unidades móveis, o Ônibus Lilás, se desloquem a essas localidades para oferecer os serviços. “A nossa intenção é dar visibilidade às comunidades, entendendo a atuação delas junto às mulheres negras, bem como levar serviços para os municípios. A escolha dessas comunidades tem muito a ver com a tradição do povo quilombola e do povo de terreiro. Então, queremos poder levar serviços para essas comunidades que, durante muito tempo, foram estigmatizadas. Entendemos que levar serviços do Estado para essas comunidades é fortalecer as mulheres que nelas vivem e a política de mulheres como um todo”, explicou a diretora Institucional e de Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista.
Ianara ainda pontuou que outro objetivo da agenda é elencar as demandas dessas comunidades para que a Sempi possa construir políticas eficazes no atendimento às mulheres quilombolas e de terreiros.