Representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estiveram reunidos, na última quinta-feira (20), com a equipe da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Estadual Piauí (Uespi) para discutir um acordo de cooperação que vai possibilitar o acesso das universidades à infraestrutura laboratorial, aos recursos humanos e às iniciativas acadêmicas do Inmetro.
“Esta é uma relação em que todos ganham e a população de uma forma geral é beneficiada com os serviços que vamos prestar com mais qualidade e eficiência, fortalecendo a pesquisa e a inovação”, afirmou o professor Evandro Alberto.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, reforçou o caráter inclusivo da iniciativa, que quer levar a infraestrutura da qualidade a regiões do Brasil que hoje têm pouco acesso à rede de laboratórios acreditados e às ações de formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade. “Estamos corrigindo uma desigualdade histórica com as regiões Norte e Nordeste, permitindo a transferência de tecnologia, o apoio à inovação e o fortalecimento da pós-graduação nas universidades”, afirmou Márcio Brito.
Lançamento
O Programa de Desenvolvimento Regional utilizando a Infraestrutura da Qualidade do Inmetro será lançado durante a Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), que ocorrerá de 28 de agosto a 1º de setembro, em Manaus (AM).
A intenção é assinar um acordo de cooperação que vai promover a aproximação entre o Inmetro, UEA e Uespi, com o objetivo de fomentar a acreditação de laboratórios no Norte e Nordeste do país e descentralizar a oferta de cursos de pós-graduação do Inmetro, atendendo as duas regiões.