A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizará a solenidade do Dia Internacional da Agricultura Familiar, nesta terça-feira (25), às 11h. Para comemorar essa data especial, será realizada a entrega de alimentos para organizações sociais por meio do Programa de Alimentação Saudável (PAS) e do Programa de Aquisição Alimentos (PAA). Também haverá a assinatura de contratos do Programa de Crédito Fundiário para agricultores familiares do município Lagoa Alegre, que somarão R$ 1,6 mi. A solenidade também contará com a participação de feirantes que estarão comercializando seus produtos e com a presença de autoridades do Estado.
O Dia Internacional da Agricultura Familiar foi criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que escolheu esta data como dia de celebração para essa importante atividade produtiva. Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu também o período de 2019-2028 como a Década da Agricultura Familiar como forma de reconhecer e promover o seguimento que alimenta a população.
A Agricultura Familiar é um importante instrumento na produção de alimentos em todo nosso território. Ela é a responsável por alimentar a população brasileira. Sendo formada por produtores rurais, povos originários, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
Em 2017, o Censo Agropecuário (IBGE) apontou que 77% dos estabelecimentos agrícolas do país são da Agricultura Familiar e no Piauí esse número chega a 80,3%, ocupando uma área de 36,8% da atividade agropecuária em nosso estado. O levantamento feito pelo IBGE apontou também que o setor empregou 10 milhões de pessoas até setembro de 2017, representando 67% dos empregados no setor agropecuário no Brasil.