À medida que as obras de esgoto avançam na cidade, colaboradores da Águas de Teresina visitam os bairros para conversar com a população sobre os benefícios do saneamento básico para a qualidade de vida de todos. Semana passada, o encontro foi com lideranças comunitárias e moradores do bairro Vermelha para anunciar as obras de rede coletora de esgoto que iniciam a partir desta semana.
“O diálogo social é umas das nossas premissas, o que permite uma aproximação com a comunidade. A partir desses encontros, é possível informar todas as etapas das obras que estão chegando no bairro, tirar todas as dúvidas sobre a implantação da rede coletora, bem como explicar as atividades realizadas em campo pelas equipes, até esse morador ficar com o imóvel pronto para ser conectado”, destaca Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.
Para o líder comunitário José Lopes Neto, os investimentos representam um novo patamar de desenvolvimento para o bairro. “Essa parceria é muito importante para nós moradores, porque todos nós temos dúvidas e a população recorre à Associação de Moradores. A partir dessa iniciativa passamos a conhecer os benefícios para a saúde e qualidade de vida, bem como redução de gastos com medicação e hospital. São inúmeras melhorias para nossa região”, detalhou o líder que mora no bairro há 20 anos.
Também morador e líder comunitário da Vermelha, Jeová Matias dos Santos ficou bastante satisfeito em conhecer os investimentos antecipadamente. “Solicitamos essa reunião e a Águas de Teresina prontamente nos atendeu. Este serviço é algo que estávamos aguardando há tempos, pois vai valorizar mais ainda nossas casas, desativar as fossas, além de diminuir o risco de doenças. É motivo de comemoração”, reforçou o líder.
Canteiros de obras
Os investimentos em esgotamento sanitário implementados pela Águas de Teresina seguem com várias frentes de serviço. Até o momento, a cidade está com seis canteiros: Pirajá, Piçarra, Centro, Vermelha, Vale do Gavião e Itararé.
Ao todo, a concessionária vai implantar 220 km de rede coletora; 3,3 km de interceptor; 7,1 km de linha de recalque, 23 elevatórias de esgoto e ampliar a ETE Pirajá. Ao final de 2024, mais de 480 mil pessoas terão acesso ao serviço de esgotamento sanitário.
• Vermelha – implantação da rede coletora, ligações de esgoto e repavimentação de bloco e asfalto entre a Avenida Nações Unidas, Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e Henrique Dias.
• Piçarra – implantação da rede coletora de esgoto nas ruas Honório de Paiva, Taumaturgo de Azevedo e Santa Catarina.
• Centro – implantação da rede coletora, repavimentação de asfalto/bloco e ligação de esgoto na rua Magalhães Filho.
• Vale do Gavião – implantação da rede coletora de esgoto e repavimentação de blocos nas ruas Felipe Brasileiro Neto e General Luiz Oliveira.
• Itararé (região Novo Horizonte) – implantação da rede coletora de esgoto e repavimentação de bloco/asfalto na avenida São Francisco e rua José Evangelista.
• Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – escavação da Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do tratamento preliminar.
Visitas porta a porta
• Centro, Piçarra, Ilhotas, Vermelha, Cabral, Cristo Rei, Recanto das Palmeiras, Morada Nova, Novo Horizonte, Vale do Gavião e Pirajá.
Reuniões com a comunidade
• Centro e Piçarra.