Após quatro dias de capacitação, mais de 100 servidores do Estado receberam o certificado de participação do curso “Fundamentos de ITIL V3 – Padrão de Gerenciamento de Serviços de TI”, promovido gratuitamente pela empresa SPE Piauí Conectado. A capacitação aconteceu de 28 a 31 de janeiro na Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e foi ministrado pelo professor e engenheiro Antônio Cebalho, diretor de Projetos e Tecnologia da GlobalTask. Ele veio de Cuiabá – MT para realizar o curso, inédito em Teresina, e já trabalhou tanto em empresas nacionais, como participou de projetos no Exterior.
A iniciativa da Piauí Conectado em promover a capacitação tem o objetivo de melhorar as práticas do gerenciamento das atividades na área de Tecnologia da Informação (TI) nas secretarias e demais órgãos da administração pública estadual.
A coordenadora de projetos sociais da empresa, Charlene Queiroz, explica que os resultados foram satisfatórios. “Pudemos ver a dedicação dos que participaram em receber mais conhecimentos para melhorar os serviços que eles oferecem. O bom gerenciamento dos processos na área de TI é fundamental para a agilidade da rotina produtiva nos órgãos e, consequentemente, para a solução de problemas que surgem com frequência”, diz.
Participaram profissionais que atuam direta e indiretamente na área de TI, equipe técnica, diretores, gerentes e pessoal de Suporte Técnico de Software de várias secretarias do Estado. Fábio Fialho, analista de sistemas da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE/PI), não conhecia a metodologia a fundo e frisa a importância do aprendizado. “O curso nos ajuda a fazer uma reciclagem do conhecimento e colocar em prática no trabalho. Muitas coisas que o professor trouxe nos motivou a melhorar e mudar a metodologia de alguns processos que estavam atrasados ou precisavam ser aprimorados na rapidez e praticidade”, explica.
A SPE Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí. O objetivo da concessão administrativa é a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e população piauienses.