Representantes da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc) e da Secretaria de Educação (Seduc), participaram na tarde desta terça-feira (08) de uma reunião para apresentação do Programa Mulheres Mil. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Sasc. O Programa visa à formação profissional e tecnológica articulada com elevação de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Durante a reunião, foi realizada uma avaliação e indicação de alguns grupos, de forma preliminar. O próximo passo será apontar os grupos de mulheres ao Ministério da Educação (MEC) para formação de turmas de até 30 alunas para o curso de capacitação de 160 horas.

 

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, considerou a reunião bastante produtiva: “Nós compreendemos melhor o processo do Programa Mulheres Mil e, a partir do perfil necessário, podemos indicar o público de mulheres que nós atuamos aqui na Sasc. Os dados serão repassados à Seduc e depois é  aguardar o resultado do MEC, para poder de fato atuar. Na realidade, nós fizemos essas indicações para turmas que funcionarão com uma média de 30 mulheres, onde teremos um perfil avaliado de forma criteriosa. Estamos muito otimistas em dar mais um salto no nosso trabalho, chegando ao público que, de fato, precisa, independente da distância”, avalia a superintendente.

Gilmania Sousa, da coordenação de Ensino de Educação de Jovens e Adultos da Seduc,  falou sobre a importância da indicação de grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade para uma proposta de adesão do programa Mulheres Mil: “ O programa que visa dar atendimento e qualificação profissional para essas mulheres e a Sasc, enquanto Secretaria de Assistência Social, tem muito a nos indicar quais são esses grupos e as mulheres que precisam e que podem potencializar suas características a partir de cursos profissionais. A reunião foi bastante valiosa porque saímos com indicação de vários grupos que estão interligados na atividade econômica dessas mulheres e que vão favorecer a elaboração da proposta de adesão para a Seduc enviar o MEC”, ressaltou a coordenadora.

Participaram da reunião  a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra; a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc , Assunção Aguiar; a gerente de Planejamento e Orçamento da Sasc, Julia Coelhos;  a coordenadora de Inclusão da Pessoa Idosa da Sasc, Lisania Carvalho; a diretora de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva; a diretora de Direitos Humanos da Sasc, Graça Silva; a diretora de Qualificação Profissional da Sasc, Heline Silvae e a gerente de Regionalização da Sasc, Sueleuda Silva. Além das representantes da Seduc, Gilmania Sousa e Maria Aparecida Rocha.

 

Fonte: Sasc