O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), que tem como diretora-geral a engenheira Luana Barradas, disponibiliza a relação das principais atividades desenvolvidas nos primeiros 100 dias de gestão do governo liderado pelo economista Rafael Fonteles (PT), completados nesta segunda-feira (10/04). O órgão apresenta avanços em tecnologia, aprimoramento de serviços e ampliação de ações educativas em todo o Piauí.

RETOMADA DAS AÇÕES EDUCATIVAS

No período iniciado em janeiro deste ano, o Detran-PI retomou as ações de fiscalização no trânsito com o fortalecimento da cooperação com os demais órgãos responsáveis pela segurança pública. Além disso, retomou as intervenções educativas e temáticas da Escola Estadual de Trânsito, com métodos para conscientização da sociedade e para redução de acidentes.

A diretora-geral, Luana Barradas, afirma que as medidas lançadas no primeiro mês de gestão visam a promoção da educação no trânsito, seja com palestras e/ou apresentações nas escolas, bem como atuação junto ao condutor. Ela cita ainda os investimentos efetuados em tecnologia.

“Priorizamos a educação no trânsito com foco na conscientização dos condutores e redução de acidentes. Além destas medidas educativas, o Detran também passou por um processo de digitalização dos procedimentos administrativos internos e estabelecimento do protocolo digital”, destacou a diretora Luana Barradas.

 

ANISTIA DE DÉBITOS E REDUÇÃO DE TAXAS

O Detran realizou a implementação do maior programa social de anistia de débitos da história e redução de variadas taxas de serviço voltadoas às pessoas de baixa renda no Estado. O programa do Governo do Piauí deve beneficiar proprietários de mais de 430.000 motocicletas de até 170 cilindradas, por meio da Lei nº 7.995/23.

Já no final do mês de março, os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas (cc) começaram a ter acesso ao novo sistema de descontos de 90% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de redução dos valores de dívidas de taxas de licenciamento e multas do Detran-PI e da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), relativos a débitos somados até o ano de 2022.

MODERNIZAÇÃO

Nestes cem dias de administração, o Detran deu um choque de gestão e implantou iniciou o processo de implantação de novas tecnologias e treinamento de equipes para qualificação dos trabalhos nos diversos setores do órgão.

“Neste período, visitamos as Ciretrans e dialogamos com os usuários dos serviços, buscando entender as demandas de cada setor. São instrumentos que nos servem de base para o planejamento e as atividades que estamos realizando em benefício de todos”, destaca Luana Barradas.

MAIS EXAMES PRÁTICOS

Outro ponto importante nos primeiros 100 dias de gestão do governador Rafael Fonteles foi a ampliação da quantidade de exames práticos realizados na capital e no interior do Estado, além da realização das balizas aos sábados, em Teresina, com o calendário oficial de todas as regiões para atender à demanda reprimida.

TECNOLOGIA DE SEGURANÇA

O Detran promoveu o processo de digitalização dos procedimentos administrativos internos e estabelecimento do protocolo digital no órgão, atividades que agilizam os serviços e asseguram o armazenamento de dados. “Uma das primeiras ações da nossa gestão, a pedido do governador Rafael Fonteles, foi mudar a estrutura de atendimento no Detran. O primeiro passo foi dado com sucesso”, garante a Diretora-geral.