A 1ª Edição da Expoleixe – Exposição de Laticínios e Peixe de José de Freitas acontecerá nos dias 1º e 02 de setembro no Parque de Vaquejada Edmilson Alves (Fazenda Contente). O evento é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

Uma grande programação foi preparada para beneficiar os produtores da região, com estandes, cursos de aperfeiçoamento, produtos derivados para comercialização, vaquejadas, exposição de animais, premiações e também noites de shows para a população em geral.

“Essa é a primeira exposição de leites e peixes de José de Freitas, e temos como objetivo dar evidência aos nossos produtores desse segmento da piscicultura e laticínios. O evento contempla toda a região do entorno. Temos expectativa de receber a população de Altos, Lagoa Alegre, União e outros municípios. A vaquejada é a tradição do nosso município, por isso teremos vaquejada com a tropa feminina e com a tropa masculina, com premiação total no valor de 20 mil reais”, explicou Antônio Abreu, vice-prefeito de José de Freitas.

Na abertura da Exposição, também serão entregues certificados para vinte participantes do curso de beneficiamento de pescados realizado pela Sada. “Nossa Secretaria oferece mais de sessenta cursos em diversas áreas para capacitar a comunidade agrícola piauiense. E é com muita satisfação que nós entregaremos o certificado do curso com 24 horas/aulas durante a 1ª Expoleixe. Com a certificação, cada participante recebe ainda mais respaldo para realizar seus trabalhos na área”, comentou Fábio Abreu, secretário da Sada.

O evento será aberto ao público, com entrada gratuita para incentivar e fomentar a produção agrícola da região. “Nós estamos vendo e reconhecendo o crescimento na área do pescado e do leite na cidade de José de Freitas, e por isso estamos buscando incentivar ainda mais esses produtores e atrair pessoas novas para a profissão. Já ministramos esse primeiro curso aqui do beneficiamento do pescado para qualificar a mão de obra local, e vamos trazer ainda mais novidades para que o trabalho da região seja diferenciado”, avaliou Renato Rodrigues, auxiliar de gestão da Sada.