A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico, realizou nesta terça-feira (27), o 1º Diálogo Integrado sobre Gestão de Repasses, voltado para gestores e servidores que operam nas plataformas eletrônicas de convênios a nível estadual e federal. O encontro aconteceu na Escola do Tribunal de Contas do Estado.

O evento contou com a participação do gerente de projetos e convênio da Secretaria de Justiça (SEJUS), Fagner Santana; da controladora geral do Estado, Maria do Amparo Silva; e do gerente e coordenador da Caixa Econômica Federal no Piauí, Marcelo Diniz e Marcelo Basílio, respectivamente.

Márcio Sampaio, diretor de monitoramento de contratos de repasse entre o Estado e o Governo Federal, disse que a Seplan, como órgão que faz a intermediação e monitora esses contratos, tem o dever de promover esse diálogo entre os órgãos para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a interligação junto aos órgãos de convênio do governo federal.

Na ocasião, a superintendente Gabriela Celso apresentou inovações trazidas pelos sistemas, aplicativos e alteração nos indicadores de gestão que impactam na prospecção de recursos. Além disso, explanou a todos a metodologia de monitoramento estratégico adotada, visando uma melhor gestão por resultados.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, abriu o diálogo apontando as principais mudanças no novo sistema. “O governo federal tem aperfeiçoado seus mecanismos de transparência e de informação em relação aos contratos de repasse, convênios e as formas como se relaciona com os entes”, observou. “Tem sido cada vez mais latente a questão da transformação digital, informações online, plataformas e aplicativos que garantem uma comunicação mais fluida”.

Marcelo Diniz, gerente da Caixa Econômica, apresentou números sobre valores de investimento e contratos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

O 1º Diálogo Integrado é pontapé para a gestão por resultados do Governo do Piauí, visando munir os órgãos da administração pública dos principais direcionadores para coordenar suas ações.