Os adolescentes e egressos das medidas de semiliberdade em Teresina, terão a oportunidade de participar de cursos de qualificação profissional por meio do Projeto Novos Horizontes. O projeto, atua na qualificação profissional desses adolescentes através da parceria entre a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Tribunal de Justiça, Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A parceria tem por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na capital, por meio da realização de cursos e ações de formação profissional e cidadã, visando o desenvolvimento profissional e inclusão socioprodutiva desses adolescentes e contribuindo com o seu processo de ressocialização.

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, avalia como muito positiva a parceria com IFPI, Tribunal de Justiça e Semcaspi: “O projeto visa profissionalizar, através de noções de operador de computador e informações básicas de empreendedorismo, de ética e de questões que possibilitem a socialização maior desses adolescentes. E a gente considera o projeto como bastante importante porque, ao sair dessa situação, onde ele está privado de liberdade, vai poder ser inserido na sociedade com a capacitação e qualificação profissional. Além de que, a partir do próprio curso, ele já começa essa ressocialização”, disse Sônia Terra.

Nesse primeiro momento, os oito adolescentes que se encontram do semiliberdade e alguns egressos participam do curso de Operador de Computador. O curso acontece de segunda a quinta-feira de 8h às 12h, com carga horária de 360h.

A Sasc é o órgão executor das medidas socioeducativas privativas de liberdade no âmbito do estado do Piauí, incluindo o Programa de Semiliberdade (internação com direito a atividades externas), com a responsabilidade de planejar, executar e monitorar a política de Atendimento Socioeducativo, conforme as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)

Fonte: Sasc