A Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) segue trabalhando para restabelecer o abastecimento de água nas áreas altas da cidade de Canto do Buriti, localizada a 409 quilômetros de Teresina. Desde o início desta semana, equipes da empresa já equiparam e interligaram três poços à rede de distribuição de água, em caráter emergencial. Localizados nos bairros Centro, Nova Santa Luz e Matadouro, eles totalizam uma vazão de 55 mil litros por hora.
No momento, a empresa está trabalhando para colocar um quarto poço em operação, que vai atender as áreas mais altas dos bairros Matadouro e Santo Antônio. Em seguida, serão iniciados os trabalhos de perfuração de dois poços, sendo um no bairro Nova Santa Luz (Loteamento Carnaubais) e outro no Centro, na área do escritório da companhia. As medidas incluem ainda uma interligação de 750 metros de rede para reforçar o abastecimento nas áreas de topografia elevada do bairro Aeroporto.
As dificuldades no abastecimento em Canto do Buriti começaram após a queima da bomba do principal poço da cidade, que fornecia cerca de 90 mil litros de água por hora. Com a impossibilidade de retirar o equipamento danificado para fazer a substituição, foi necessário instalar uma bomba de menor vazão no local. Um novo poço também será perfurado para substituí-lo.
“As medidas tomadas em caráter emergencial durante esta semana foram eficazes ao garantir o retorno da água à maior parte da cidade. Com a perfuração de mais três poços de grande vazão e profundidade, vamos solucionar de forma definitiva os problemas de abastecimento de Canto do Buriti”, ressalta o superintendente da região Sul na Agespisa, Gesiel Cruz.